Comunicado: Ponto de Situação - Propostas de Horário

Estimados colegas e associados,
Gostaríamos de vos informar sobre os últimos desenvolvimentos relativos às propostas de horários de trabalho feitas pela PSA/Laborsines. Relembrando, que, após a concretização do Acordo do M/T que promoveu uma gestão mais eficiente, ( ainda que não atinja plenamente o acordado), foi-nos submetida uma proposta alternativa de horário.
Esta deveria ter sido apresentada antes do conflito de junho, contudo, foi adiada devido a esse mesmo conflito. Conforme o nosso compromisso prévio com a empresa, somente de avaliação, procedemos à análise da mesma. Concluímos que uma compensação adequada seria necessária para considerarmos a sua apresentação em votação aos sócios. Sugerimos ou um aumento no subsídio de turno para 35% (à semelhança de outras empresas no sector) ou uma compensação mensal fixa de 300€. Não houve seguimento.
Mais recentemente, recebemos uma nova proposta de horário baseada no horário da Repsol. Após cuidadosa consideração, concluímos que esta proposta também não corresponde às expectativas dos nossos trabalhadores, nem reflecte os interesses do grupo. Assim, decidimos rejeitá-la.
Salientamos que o horário actual é fruto do esforço coletivo e tem contribuído para a conquista de recordes operacionais e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
Não estamos dispostos a abrir mão deste sistema sem fundamentos válidos.
Ouvimos os problemas da PSA/Laborsines e estamos comprometidos em termos soluções exequíveis e aceitáveis que não comprometam o colectivo, conforme foi afirmado na reunião de hoje de manhã.
Sines, 4 de Dezembro de 2023
Direcção Sindicato XXI