Comunicado: Ponto de Situação - Propostas de Horário - IV

Fazemos o update do actual ponto de situação.
O que está em cima da mesa neste momento, é uma alteração temporária do actual horário, passando as horas de M/T para dentro da escala de trabalho, em que pontualmente haverá dias de 12 horas, como extensão do horário de trabalho ( 4 horas antes ou 4 horas depois).
Não é considerado trabalho extraordinário, pelo facto de estarmos a pegar nas respectivas horas de M/T para essas situações pontuais. ( O M/T passa a ser um dia de folga).
Tendo em conta a anterior proposta da PSA/Laborsines, esta proposta da empresa (temporária), vai ao encontro de não ser uma alteração definitiva de um horário que foi assinado por ambas as partes em 2017, que manifestamente tem o apoio global daqueles que o efectuam.
Mas não é somente uma proposta, foram também anexadas à proposta, um conjunto de regras associadas a essa alteração.
Não há entendimento total sobre todos os pontos, pois as visões de ambas as partes diferem no que aos pontos se concernem.
Contudo, apesar de não haver esse entendimento global, os trabalhadores deverão pronunciar-se sobre o documento, tal como fizemos em 2017, seguindo uma democracia interna no que concerne a estes assuntos deverá manter-se.
Deverá ser a empresa a apresentar pelos seus meios, a proposta e regras associadas, tendo de haver pronunciação por parte dos trabalhadores.
Da nossa parte, estamos disponíveis, juntamente com a Comissão de zelar por esse momento.
Recomendamos igualmente à PSA/Laborsines para libertar os meios para os trabalhadores marcarem dias de férias (Que como sabemos tem estado indisponível), e que tenha um enorme cuidado na gestão no turno 16-00h do próximo dia 24 de dezembro.
Sines, 22 de Dezembro de 2023.
Direcção Sindicato XXI