Na sequência do Plenário

Na sequência do Plenário efectuado na passada segunda-feira, reunimos com a PSA/Laborsines, sobre os tópicos dentro desse mesmo Plenário, nomeadamente:
. Concursos: Foi pedido que os parâmetros e critérios dos mesmos, estejam de acordo com o estipulado no AE e Acordo 2019, e entregamos respectivos pareceres juridicos a fundamentar o nosso pedido.
. M/T: Tendo em conta que a bola está no lado da empresa, reforçamos a validação do pré-acordo alcançado do grupo de trabalho entre o Sindicato XXI e a PSA/Laborsines), de modo a ser validado pelos trabalhadores.
. Rendição no Posto de Trabalho: Como já tínhamos mencionado no Plenário, as alterações mencionadas pela empresa , não vão entrar em vigor, e será constituído um grupo de trabalho para definição de critérios tendo em conta o estabelecido no AE, e a evolução registada no Terminal nos últimos anos.
. Assédio: Reforçamos que tanto o Assédio, como a cultura de medo a ele associada, é real, existe, e não tem tido a devida atenção da empresa. No Plenário, foi infelizmente visível que havia receio de falar abertamente sobre esses casos, e isso ficou registado nesta reunião, visto que qualquer tipo de assédio é inaceitável e condenável.
. ADS: Reforçamos o que já foi dito em várias reuniões, de que o ADS não funciona devidamente, que não faz uma gestão adequada e eficiente da colocação dos trabalhadores, causando constrangimentos e desconforto juntos dos mesmos. Lamentamos mais uma vez a falta de celeridade de um problema há muito identificado, (Tendo mais uma vez dado a conhecer casos em concreto), e tendo em conta o mau ambiente que este tópico causa, pedimos que houvesse mais atenção e intervenção humana no sistema, para diminuir o impacto negativo. Idealmente no futuro, o sistema tem de obrigatoriamente funcionar em pleno, sem constrangimentos e sem prejudicar mais os trabalhadores.
. Férias: Foi pedido que a empresa desse conhecimento atempado aos trabalhadores da lista de prioridade para marcação de férias. Demonstramos que temos expectativas de que finalmente o portal de férias funcione em pleno, visto ser uma ferramenta útil para a gestão das férias do elevado número de trabalhadores que existe no Terminal. Manifestamos por fim, que o período dos 11 dias consecutivos não tem de ser necessariamente marcado nas slots de verão.
. Engenharia: Informamos o Director-Adjunto da Engenharia, que esteve presente na reunião, que o não-cumprimento da passagem dos trabalhadores do departamento, de técnicos-assistentes para técnicos, não está de acordo com o que está estabelecido. O que está escrito, é o que define a evolução das progressões e não opiniões pessoais ou do próprio departamento. Um dos pareceres juridicos entregues, reflecte esta nossa posição).
Planeamento/Documentação: Sendo outras das questões mais identificadas, reforçamos a nossa preocupação para a falta de cuidado na gestão do departamento, pois tendo em conta a perda de elementos mais experientes, e o ambiente de pressão que lá se vive, é imperativo uma nova visão e atitude perante estes trabalhadores, em conjunto com uma liderança mais capaz, mais eficiente e sobretudo mais humana. (Iremos reunir em breve com estes elementos, de modo a juntos construirmos soluções para uma melhoria do departamento no geral)
Nota:
. Os parecer jurídicos estão disponíveis para consulta dos associados, basta fazer o pedido através de
. Tivemos uma reunião esta semana entre a Federação ( Do qual o Sindicato XXI faz parte da Direcção), e o Governo, para a formação de um grupo de trabalho, (de modo a discutir assuntos sobre o nosso sector, nomeadamente sobre o enquadramento da profissão como desgaste rápido, protecção dos trabalhadores e acesso às reformas antecipadas), e também demos conhecimento do Plenário, dos assuntos mencionados, e do prazo dado à empresa para finalmente os resolver. ( Até ao final da primeira quinzena de Julho, conforme mencionado no Plenário).
. É de máxima prioridade que a empresa tome iniciativa para resolver estas questões, para inverter o rumo de degradação do ambiente e de que as energias da empresa estejam focadas nas soluções e desafios futuros.
Sines, 12 de Maio de 2023
Direcção Sindicato XXI