Documento – Planeamento

Foi recentemente enviado pelo Sindicato XXI à PSA/Laborsines, um documento relativo ao Departamento do Planeamento, com uma série de questões e pedidos de esclarecimento sobre o momento actual do Departamento,
que na nossa óptica, não se encontra num ambiente de harmonia e equilíbrio profissional, o que é de lamentar, visto ser uma parte relevante na regulamentação da operacionalidade do terminal.
É imperativo que tudo seja esclarecido, de modo a voltar à normalidade do departamento e que, se houver necessidade de chegar a entendimentos sobre o departamento em questão, que seja feitos de forma mais sucinta possível, para que haja uma organização, parâmetros definidos e regras, que é preferível ao caos e falta de direcção que existe, que não beneficia nem empresa, nem trabalhadores.
Tanto neste caso, como no caderno reivindicativo das Operações, como no caderno reivindicativo da Engenharia que iremos entregar ( Que tem sido atrasado devido aos isolamentos profiláticos de elementos que iriam prestar mais informação pedida e necessária), iremos levar o dialogo, ao limite da nossa capacidade.
O nosso papel será sempre esse. Porque a estabilidade laboral só irá ser alcançada através da definição de tudo o que está em cima da mesa. Só a falta de interesse na clarificação, é que poderá levar a tomadas de medidas mais drásticas, que no contexto actual são escusadas, e que não serão nossa responsabilidade caso não haja vontade de resolução. E não é uma ameaça. É a realidade. O histórico assim indica.
Permanecemos abertos ao dialogo e negociação, sempre com o principal interesse, que é defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem do Terminal XXI, o ponto de referência do sector portuário nacional.
Sines, 06 de Janeiro de 2022
Direcção Sindicato XXI